Pedra Mole estava presente no lançamento oficial do maior programa de realização de cirurgias oftalmológicas da história do estado.

O Enxerga Sergipe é uma iniciativa inédita, que une os esforços do Estado e das prefeituras para oferecer uma força tarefa de serviços voltados a reduzir a fila de espera por cirurgias de catarata e pterígio na população cadastrada no Sistema Único de Saúde (SUS). O lançamento aconteceu nesta terça-feira, 06/06, no auditório do Centro de Especializado em Reabilitação José Lionel Aquino (CER IV) e contou com a presença do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri.

O programa prevê a transferência de cerca de R$ 4,5 milhões diretamente do Tesouro Estadual para as contas municipais, com o objetivo de financiar a contratação dos serviços em clínicas e hospitais conveniados pelas prefeituras. O programa estabelece a distribuição de seis mil procedimentos, número que vai dar uma resposta imediata à demanda reprimida de pacientes que aguardam ansiosamente pela oportunidade de realizar o tratamento.
O prefeito zé Augusto de Zé de Loló estava acompanhado do secretário Kaio Reis, secretário de saúde do município.

?Catarata e Pterígio

A catarata é a perda de transparência da lente natural dos olhos em que a visão fica opaca. Já o pterígio é uma degeneração na membrana transparente do olho denominada de conjuntiva.
O procedimento cirúrgico considerado de baixa complexidade, é realizado com anestesia local e leva, em média, meia hora.